Atividades - turma 2014 - Português


Projeto de leitura 



Professora Josiane Amaral de Amorim
Aula: 10/02/2014 
Turma PROETI 2014
Leitura do Livro: Todo mundo tem Família
Autoras: Anna Claudia Ramos e Ana Raquel 
Atividade desenvolvida: os alunos fizeram o desenho da árvore genealógica de suas famílias









Filmes

Aula: 17/02/2014
Filme: Rio





Mural

Confecção de máscaras carnavalescas 21/02/2014




Blog de como fazer máscaras carnavalescas - ótimas dicas e fantasias e moldes

 http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/p/carnaval-ideias.html

Aula 24/02/2014
Vídeos sobre higiene e saúde







 Aula 27/02/2014

Leitura sobre higiene bucal e confecção de cartazes informativos
Trabalhando coerência, interpretação de texto- "O homem e a galinha" Ruth Rocha













Aula 28/02/2014

Ler o texto abaixo e responder as questões em comentários:



Questões - interpretação de texto:

1. O que é carnaval para Negão?
2. Quando o carnaval foi introduzido no Brasil?
3. Em que estado brasileiro acontece o maior carnaval do mundo?
4. Onde acontece o FREVO?
5. E o MARACATU?

6. Utilizando o dicionário de português online defina as palavras abaixo:
a) Alambique:
b) Delirando
c) Foliões:



 Aula 06/03/2014
Os alunos  confeccionaram cartazes em homenagem ao dia da mulher (08/03)








 

Aula 10/03/2014
Produção textual coletiva

A melhor produção textual coletiva  foi da 2ª fileira, composta pelos alunos: Weversom, Thawannny, Thayná, Thâmara, Vitória, Iago, Elânio, Denis e Maicon:

                                                              O menino e o sorveteiro

Juquinha foi sorveteria comprar um gostoso sorvetão com bastante cobertura de chocolate.
Mas,quando chegou a sorveteria, percebeu que tinha esquecido o dinheiro em casa.
Então, ele voltou correndo para pegar o dinheiro que esqueceu em casa. Depois voltou para  a sorveteria
e comprou o sorvete e falou:
_seu sorvete está maravilhoso. Juquinha não aguentou tomar todo o sorvete e jogou fora. O sorveteiro falou:
_ menino não jogue isso fora. Não pode desperdiçar alimento e você gastou seu dinheiro. Você não queria o sorvete? Juquinha por que você desperdiçou o sorvete? Por que você não deu para quem queria?
_ Porque eu não sabia quem queria, e quando eu encontrasse quem queria até  lá o sorvete iria derreter.
Não tinha ninguém por perto e isso não ia dar certo, pois o sorvete já  derreteu, mas eu posso pedir para o senhor guardar ele pra mim, até chegar quem queira.
Tempos depois...
Juquinha achou quem queria o sorvete e disse faça um bom proveito!







A melhor produção individual foi a do aluno Iago:

           Senhor Frederico é um grande vendedor já vendeu relógios roupas e etc... 
           Depois de alguns anos dedicou a vida a ser um padeiro.
           Um dia chegou um homem muito rico e comprou um pedaço de pão. E Frederico fez o melhor pão que já fez na vida e disse:
          _ Espero que goste.
          E o homem gostou e disse:
          _ vou querer mais dois para levar para o meu trabalho e comer no meu horário de almoço.
          E quando Frederico voltou para casa viu que estava muito cansado e foi dormir. Quando acordou lembrou que sempre sonhou em comprar um carro. Avistou em seu cofrinho que já tinha dinheiro o suficiente para comprar um carro e foi correndo para a loja de carros e comprou um carro e viajou pelo mundo.

Aula 20/03/2014
Projeto Contação de histórias: 
Irmãos Grimm: O lobo e o homem
O Sapateiro e os anões
Redação/narração
A história já está começada. Vamos termina-la?

Dê um título a história: _______________________________________________________________


       Dona Galinha saiu
De repente, ela avistou uma ...

com seus pintinhos para passear.


       Ela estava procurando


minhoquinhas para dar de comer


aos pintinhos.


       Dona Galinha era muito amorosa


e tinha três filhos: Caio, ...  











































Textos selecionados:
Aluna: Ângela
Título: A galinha e a minhoca 
... Carlos Alberto e João vítor.
De repente, ela avistou uma minhoca e começou a correr para pegá-la...
Tentou... Tentou e tentou...
Carlos disse:
_ Mamãe, a gente  vai ficar com fome!
A mãe respondeu:
_Não meu filho" a gente vai comer sim. Espera para ver...João Vítor gritou: 
_ MÃE!  a minhoca, pega!
Mas ela não conseguiu e para acalmar os filhos disse:
_O nosso vizinho vai dar minhocas para nós, ok?


Aluna: Thâmara 
Título: A Galinha e seus três pintos
... Ruan e Cauã. Eles eram muito unidos e estavam com muita fome.  
Mas a minhoca se assustou quando a galinha foi pegá-la com o bico e se escondeu no buraco e não saiu mais de lá. A galinha ficou muito triste, pois não conseguiu arrumar comida para seus filhos.


Aluno: Gabryel Pedro
Título: A galinha e a minhoca
... Felipe e Rafael. Eles saíram a procura de minhoquinhas. A galinha queria alimentar seus filhos. Ela achou uma minhoquinha e tentou pegá-la. Mas a minhoquinha não queria sair do buraco. A galinha puxava, puxava, mas a minhoca insistiu em ficar dentro do buraco.
De repente, ela avistou uma que ficou fazendo graça com a cara da galinha. Ela ficou muito nervosa, porque a minhoca ficava indo pro fundo do buraco e a galinha ficava cada vez mais nervosa. Um de seus filhos falou:
_Mamãe, não fique nervosa, você está estressada. Vamos procurar outras minhocas por aí. Então ela decidiu seguir seus filhotes até que eles encontraram uma minhoca.  A mãe ficou muito agradecida e disse:
_Parabéns meus filhos por isso. Vou amar e proteger vocês e nunca vou deixar vocês se perderem. Muito obrigada!

 
Brincadeira divisão silábica (adjetivos, substantivos e verbos)
Foram formados 5 grupos. Cada grupo montou suas palavras, embaralharam e trocaram entre os grupos. Depois de todos os grupos descobrirem a classe de palavras e montarem as palavras eles deveriam construir um texto utilizando todas elas.






Alunos: Maicon, Luiz Gustavo e Denis

Palavras: pular, bater, dançar, correr e pensar. (Classe de palavras: verbos)


A menina que gostava de dançar

Era uma vez uma menina que se chamava Gabriela. Toda sexta-feira ela ia para a aula de dança de balé. Ela estava se esforçando para um campeonato de balé. O tempo passou e chegou o grande dia. Ela estava brincando de pular corda e quebrou o pé. ficou com medo de sua mãe bater nela. Chegou uma mensagem dizendo que ela estava desclassificada. Ela começou a chorar perto da janela. Passou algum tempo e ela se recuperou e começou a correr e pensar no que estava fazendo...tenho que ver se o meu pé tinha sarado. Ela entrou nas aulas de balé novamente e começou a se preparar para um outro campeonato. Infelizmente ela perdeu, mas nunca desistiu do balé.

28/03/2014

Jogos e montagem de brinquedos











31/03/2014
Filme: O castelo do medo

 
04/04/2014
Páscoa












07/04/2014
 Filme: A menina no país das maravilhas 

A Menina no País das Maravilhas, inspirado no clássico da literatura infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (vide filme completo abaixo), mostra a vida de uma menina (Phoebe) com Síndrome de Tourette e problemas de relacionamento com os pais, colegas e escola que mistura fantasia e realidade, enxergando Alice e outros personagens do País das Maravilhas em seu cotidiano. Hillary, a mãe da menina esta dissertando justamente sobre o livro de Carroll e sente-se rejeitada pela filha, que melhor se identifica com a nova professora de teatro, srta. Dodger que é considerada estranha a todos, menos a Phoebe.
A primeira cena do filme divertida, curiosa e emblemática, mostra os professores mostrando aos alunos as regras de convivência e respeito a partir de uma personagem intitulada "Jeannie, a certinha". Segundo todos os professores, menos a de teatro: "Jeannie, a certinha, só faz perguntas quando for a hora de fazer perguntas". Phoebe contesta os professores da escola tradicional, mas é dito a ela que só poderá fazer perguntas quando for a hora de fazer perguntas.

  

10/04/2014

 
14/04/2014
 Dia do Índio 




24/04/2014
Produção de HQ
Objetivos:
  •  produzir tiras de HQ e charges
  • aprofundar conhecimentos sobre as características desse gênero
  • ser capaz de usar adequadamente os recursos linguísticos necessários à produção desse gênero
  • compreender a linguagem não verbal


























28/04/2014
Aula de história
Filme "O menino do pijama listrado"


Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Samuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



            


29/04

Produção oral dos alunos- narrativa
  • utilizando fantoches os alunos deveriam narrar inicialmente uma história de terror, mas no final acabaram criando uma comédia.



14/07/2014 - Volta às aulas
  • dar boas vindas aos alunos
  • mostrar a função de cada funcionário da escola
  • mostrar projetos a serem desenvolvidos
  • Assistir o filme "Parangolé" 
  •  








28/07/2014
Filme Frozen- Uma aventura congelante-2013

A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.



11/08/2014 
filme: As aventuras de Sharkboy e Lavagirl

Sinopse:
Max (Cayden Boyd) é um menino solitário de 10 anos que se perde em seu próprio mundo de fantasias para tentar escapar das atribulações diárias no contato com os pais (David Arquette e Kristin Davis), os valentões da escola e férias de verão nada divertidas. Mas, quando Max descobre que os personagens prodigiosos, as aventuras fantásticas e os incríveis superpoderes que existem em sua imaginação podem ser muito mais reais do que as pessoas imaginam, todo o seu mundo se transforma. Agora, Max decola numa missão no Planeta Baba, onde Sharkb Boy (Taylor Lautner), um garoto que se perdeu no mar e foi criado sob as zelosas barbatanas de tubarões, tornando-se meio-tubarão, meio-humano, e Lavag Girl (Taylor Dooley), uma beleza vulcânica que lança chamas e pedras incandescentes, vivem num reino de inacreditáveis maravilhas, onde o pensamento pode nos transportar para a apetitosa Terra dos Biscoitos com Leite. O Planeta Baba, com suas montanhas-russas enormes e céu violeta, se parece mais com um perfeito paraíso infantil até que Max conhece o sr. Elétrico (George Lopez) e seu comparsa, Minus (Jacob Davich), cujo objetivo é acabar com os sonhos para sempre. Com Sharkb Boy e Lavag Girl em perigo, Max é o único que pode guiá-los, “imaginando” cada passo de sua astuta estratégia para escapar do covil do sr. Elétrico.


Atividades:

1.     Para onde Max queria ir?
2.       Quais os personagens principais?
3.       Qual o seu favorito? Porquê?
4.       Qual o nome do Professor?
5.       Que aventura eles vivem?
6.       O que tinha no diário de Max?
7.       O que tinha na toca dos sonhos?
8.       Qual o poder de Max?
9.       O que Lavagirl bebe? O que acontece com ela?




31/07 e 01/08/2014
Sequência didática- Produção de poesias


 
14/08/2014
Aula de Artes 
pintando rolinhos de papel higiênico 




 Surpresa de niver!!!

 25/08/2014
* ensinar os alunos a ler poemas em voz alta 
* ler o poema: "Belo belo" de Manuel Bandeira
*Incentivar a leitura da obra "Pé de Pilão" do autor Mário Quintana em voz alta  

 

Poesias Pé de pilão- Mário Quintana from Josianeamaral

28 e 29/08/2014

Artes: confecção de flores de tnt para mural da escola, enfeite da festa de primavera









 01/09/2014

  • Incentivar os alunos a lerem
  • Contar história com fantoche " A carriça e o urso"- Irmãos Grimm
  • Identificar o tema global do texto/história ouvida 
  • Assistir vídeo da Menina que odiava ler e outros sobre incentivo da leitura
  • Cantar música da Adriana Calcanhoto
  • Momento de ler e desenhar sobre a história lida



































04/09/2014
  •  Identificar o gênero do texto.
  • Confeccionar cartazes com vários gêneros textuais: bula, poemas, narrativas, tirinhas...
























 05/09/2014

Independência do Brasil






08/09/2014

  • criar história  a partir de desenhos
  • A história em quadrinhos sem legendas é um recurso didático que, sem ser sofisticado, pode ser usado pelo professor com precisão quanto aos objetivos, com crianças de qualquer idade. O produto deste trabalho- a interação entre a comunicação e a leitura que a criança faz do seu mundo. utilizando esse material as crianças podem inventar histórias com sequência lógica, sem necessidade de apresentação de modelo pelo professor. E só depois dos alunos terminarem suas histórias o professor poderá contar a história real.
  • jogar pingo no i- baralho de letras - objetivo- formar palavras
  • O PINGO NO i é um baralho criativo que, ao invés de números e naipes, só tem letras. Além de divertir, ele desenvolve o raciocínio abstrato e enriquece o vocabulário tanto de adultos como de crianças.
    O PINGO NO i pode ser jogado de diversas maneiras, sempre com o objetivo de formar palavras, Além das opções de jogos. aqui apresentadas, você poderá criar muitas outras. Use a sua imaginação e lembre-se: o limite é o dicionário









11/09/2014
  • Assistir o filme: " os meninos superpoderosos"
  • Sinopse: A história gira ao redor de 5 garotos: Wut, Kat, Pong, Woon e Jib, que crescem numa escola de artes marciais. Sua vida comun se transforma quando eles brigam contra uma gangue e isto causa um problema cardíaco em Jib. Ele precisa urgentemente de um transplante num hospital, quando os outros garotos se envolvem perigosamente com terroristas inescrupulosos que ocupam o mesmo hospital. Então, o momento de heroísmo começa quando os garotos decidem lutar para proteger seus amigos e a cidade. Com amizade, coragem e o coração maior que seus tamanhos, os garotos querem a vitória.
objetivo: mostrar aos alunos  que o Muay Thai é uma luta de autodefesa e o que faz vencer na vida é a perseverança, união, companheirismo e a coragem de lutar pelo que for.
15/09/2014
Contação de histórias:
  •  O vestido azul
  • João e Maria
  • Cachinhos dourados
  • Assistiram ao vídeo dos cachinhos dourados 
  • A lebre e a tartaruga
Os alunos despois recontaram a história dos cachinhos dourados utilizando dedoches 




18/09/2014 e 19/09/2014
  • colorir os desenhos das histórias da aula anterior
  • desenvolver oficinas de desenhos e pinturas
  • aproveitar a criatividade dos alunos para expressar seus sentimentos em desenhos e pinturas.
  • desenvolver a habilidade de descobrir os valores estéticos, a iniciativa no senso de individualidade e confiança de cada aluno
  • avaliar a coordenação motora e firmeza nos traços, linhas curvas, retas...







































































 25/09/2014
  • Reproduzir e produzir músicas (paródias)
  • Leitura do capítulo VII de Memórias de Emília
  • promover ambiente de leitura 
  • ampliar o conhecimento dos alunos através da música








 


 


29/09/2014

  • assistir o filme" Diário de um banana"
  • aprender a pensar através das artes cênicas












8 comentários:

  1. Aline Souza

    1- Para Negão o carnaval é samba, mulher bonita e muito "mé".
    2- O carnaval foi introduzido no Brasil em 1641 pelos portugueses.
    3- O maior carnaval brasileiro acontece no Rio de Janeiro.
    4- O frevo acontece no Pernambuco.
    5- O maracatu acontece no Recife.
    6- a) Alambique: s.m. Aparelho para destilar, destilador
    b) Delirando: Desvairando, desvariando, devaneando, variando. Do verbo indicador delirar, cair em delírio, dizer palavras sem nexo.
    c) Foliões: adj. s.m. Que ou aquele que se entrega a folia.

    ResponderExcluir
  2. Marlon Henrique

    1.o carnaval é muito samba, mulher bonita e muito "me"
    2.o carnaval foi introduzido em 1641 pelos portugueses
    3. Rio de Janeiro
    4. Pernambuco
    5. Recife

    ResponderExcluir
  3. cifeIago oliveira

    1.samba,dança,e mulher bonita
    2.1641 pelos portugueses
    3.rio de janeiro
    4.Pernambuco
    5. Recife

    ResponderExcluir
  4. Ângela
    1- O carnaval é samba, dança, mulher bonita e muito "mé"
    2- Foi introduzido no Brasil em 1641 pelos portugueses
    3- A cidade é o Rio de Janeiro
    4- Pernambuco
    5- Recife

    ResponderExcluir
  5. Caique Garcia
    1. É samba, mulher bonita ...
    2.introduzido no Brasil em 1641 pelos portugueses
    3.rio de janeiro
    4.Pernambuco
    5.recife

    ResponderExcluir
  6. Thamara de lima monteiro
    1.carnaval muitas mulheres, samba...
    2. 1641 pelos portugueses
    3.Rio de Janeiro
    4. Pernambuco
    5. Recife

    ResponderExcluir
  7. eu gostei do filme a menina no pais das maravilhas

    ResponderExcluir
  8. Caique Garcia da Silva
    1.o castelo do medo foi legal e foi engraçado

    ResponderExcluir